Como enfrentar a volta ao trabalho após a licença maternidade

Ser Mãe representa uma guinada total na vida de qualquer mulher. Suas prioridades mudam, as emoções afloram, e a rotina muda completamente, pelo menos nos meses da licença maternidade. Mas esse período de dedicação exclusiva ao bebê acaba, e um misto de sofrimento e alegria nos invade. Alegria, sim! Pois além dessa mãe apaixonada que por esses meses esteve grudadinha no seu pacotinho de amor existe uma mulher que busca outras realizações, profissionais inclusive!

E apesar da ansiedade em retomar o seu papel como profissional, não há como evitar a angústia de estar longe. Não se trata apenas da adaptação da mãe e do bebê com a nova situação, mas de inúmeras providências a serem tomadas para que a mulher consiga se concentrar no trabalho com o mínimo de tranquilidade. 

Pensando nisso, preparamos 4 sugestões para ajudá-las a conciliar a volta ao trabalho com a maternidade:

1 – Acostumem-se com a ausência: é compreensível querer aproveitar todos os minutinhos que ainda restam só para curtir o seu bebê, mas para que não seja traumático para ambos, o ideal é programar pequenos períodos de ausência, para que ele entenda que a mamãe se afasta mas volta depois de um tempo. Comece com intervalos pequenos, de preferência com a(s) pessoa(s) que ficarão com a criança quando voltar ao trabalho.

2 – Babá ou creche? escolha com antecedência! Essa é uma difícil decisão e deve ser feita com calma, analisando todos os prós e contras.

Caso escolha uma creche, visite o local, conheça os funcionários, tire dúvidas, converse com pais de outras crianças que já ficam lá.

No caso de babá, saiba se tem experiência com crianças da mesma faixa etária do seu filho, procure referências, saiba onde mora e se possível faça uma entrevista e verifique antecedentes criminais. Você ficará mais tranquila se tiver total confiança na(s) pessoa(s) que ficarão com seu filho. 

3 – Tenha uma rede de apoio: mesmo com tudo esquematizado com a creche ou com a babá, imprevistos acontecem e você poderá precisar de uma ajuda extra. Seja por conta de um dia de folga da babá, compromisso de trabalho fora de horário, ou algum dia em que achar que o bebê não está bem para ir à creche. Procure ter opções para saber a quem recorrer nesses momentos. Converse com sua mãe, sogra, amigos mais próximos.

É importante sentir que tem um ponto de apoio. Nesse contexto, a UpNanny desponta como uma empresa que tem a missão de se tornar uma das opções da sua rede de apoio, oferecendo o cadastramento de babás capacitadas, com experiências e avaliações disponíveis para que as mamães possam escolher a mais adequada para seu filho a qualquer momento. 

4 – Transmita segurança: na hora de se despedir para trabalhar, seja carinhosa e firme. Repita que irá trabalhar, mas que volta mais tarde. Abrace-o, mas saia sem hesitar. Mesmo que o escute choramingar, confie que a babá ou professora irá consolá-lo. Com certeza você ficará mais tempo pensando nele do que o contrário!

Se só de pensar nesse momento seu coração já ficou apertado e acha que realmente não irá conseguir, considere outras opções!

Como disse no início deste artigo, ser mãe muda nossas prioridades. E às vezes já não faz mais sentido continuar no mesmo trabalho de antes. Ainda é muito difícil encontrar empresas que acolhem as mães em suas novas necessidades, como horário para amamentar, jornada de trabalho mais flexível, ou até mesmo a compreensão de que a mãe precisa ter notícias do filho durante o dia. Se a sua volta ao trabalho está sendo mais traumatizante do que gratificante talvez seja hora de pensar em um novo emprego ou até mesmo em empreender. Muitas mulheres descobrem outras aptidões depois da maternidade, justamente para poder ficar mais tempo com seus filhos.

Falando sobre isso, assista a uma entrevista realizada por mim, com uma mãe que retornou ao mercado de trabalho em uma nova área.

Acesse o link abaixo:

%d blogueiros gostam disto: