5 dicas para que você cuide do sono do seu filho

O sono é o resultado de diversos fatores que acontecem durante o nosso dia inteiro e com os bebês e crianças não é diferente. Se algo está fora do lugar, despertares além do normal, resistência muito grande para se entregar ao sono, cansaço após as sonecas, etc… é porque algo está fora do lugar e pode não estar permitindo que a criança relaxe o suficiente para que o sono seja de qualidade.

Nesse sentido, separei 5 dicas que vai ajudar no sono do seu filho!

1 – Tenha um ritmo no dia

Crianças precisam que seu dia seja previsível, ou seja, precisam de rotina. Rotina não é um cronograma de horários que precisa ser seguido com rigidez, não é isso que quero dizer. Rotina, nada mais é do que um RITMO que você coloca no dia da criança, que ela saiba o que vem a seguir. Isso reduzirá a sua ansiedade e consequentemente, ela ficará mais tranquila.

2- Garanta momentos para relaxar

Nenhuma criança consegue engrenar em uma boa soneca se não for relaxada antes. Quando estiver próximo do horário da criança dormir, vá diminuindo a energia e oferecendo um ambiente com menos estímulo possível para que ela se entregue ao sono.

3- Não segure uma criança acordada durante o dia

Esse é um dos erros mais comuns que vemos nas famílias: deixe ele acordado. Assim, ele vai dormir a noite toda! NÃO FAÇA ISSO! É completamente ao contrário. Crianças que ficam muito tempo acordadas, acumulam cortisol no corpo (hormônio do estresse) e não deixam o hormônio melatonina (do sono) atuar. Isso dificulta ainda mais o sono, pois a criança fica agitada e não irá dormir com facilidade. Com certeza você já viu por aí crianças caindo de sono e ficam completamente estressadas, agitadas e não conseguem dormir, não é?

4- Faça rituais antes de dormir

Ritual de sono nada mais é do que uma sequência de atividades que sinalizam a criança que a hora de dormir está chegando, novamente… a previsibilidade entrando em cena. Um exemplo de um ritual é: massagem, mamar, banho, dormir. Não existem regras para os rituais, pois você precisará conhecer o seu filho e fazer o que o relaxa. Tem crianças, por exemplo, que se agitam ainda mais com o banho, nesse caso não seria uma estratégia boa. Sendo assim, observe a criança e descubra!

5- Ensine seu filho a dormir de diversas formas

Um bebê é como se fosse uma página em branco de um livro, aprendem o que seus cuidadores ensinam. Sendo assim, um bebê que só dorme balançando, no colo ou mamando… é porque foi ensinado dessa forma, não é ele quem escolheu assim. Diante disso, é muito válido insistir em várias formas para que o bebê durma. Assim, você não ficará presa em fazê-lo dormir apenas de um jeito e não ficará exausta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: